Catu terá academia de Saúde Pública!

 
Atividade física ao alcance de todos:  esse é um dos objetivos do novo programa do Ministério da Saúde que promete ser um dos grandes aliados da Saúde Pública na luta contra o sedentarismo, a obesidade e doenças crônicas.
O Programa Academia da Saúde Pública é uma estratégia voltada para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Mas também vai atuar, com o intuito de melhorar a qualidade de vida de usuários portadores de doenças crônico-degenerativas como a hipertensão e diabetes.

A experiência vivenciada no município demonstra que muitos usuários hipertensos e diabéticos acompanhados nas Unidades de Saúde da Família revelam ter dificuldades para realizar atividades físicas, principalmente por falta de recursos financeiros para frequentar espaços privados, como academias, além da inexistência de espaço público e profissional adequado para orientá-los.  O resultado é o aumento de internações por complicações dessas doenças, aumento do número de usuários que realizam hemodiálise e, consequentemente, alto índice de óbitos cuja causa principal ocorre em virtude dessas doenças.

Atenta a essa questão, a Secretaria de Saúde de Catu cadastrou, junto ao Ministério da Saúde, o projeto de adesão do município ao Programa Academia da Saúde Pública. O projeto foi aprovado e espera-se que ainda em 2012 seja criado um polo, em um espaço público, com infraestrutura, equipamento e pessoal qualificado para orientação de atividades física e de lazer.
Além da melhoria da qualidade de vida da população, outro reflexo importante será o incentivo à interação entre as pessoas e a melhoria da autoestima, trazendo mais vida para a comunidade.
  Informações da Prefeitura M. de Catu