Matéria Especial: Será que eu devo pedir desculpas?
| Imagem retirada do Google Images |
Ao meu ver, pedir desculpas só é válido quando conseguimos reconhecer que erramos, pois se for da boca pra fora nada adianta. Algumas pessoas simplesmente não aprendem. Estão tão acostumadas à pedir perdão por qualquer coisa, que já virou algo automático para elas. Todos percebem que não é sincero.
Embora, muitas vezes não funcione (dependendo do que aconteceu), acho que se desculpar - ou tentar se desculpar - com alguém, é uma prova de que você reconhece que errou e está arrependido, por isso não tem que ser algo banal. Todo mundo erra, isso é fato. Só que existem erros que nunca irão poder ser corrigidos, portanto, não vai ser um "Não vai acontecer novamente" que vai melhorar as coisas.
Agora, voltamos para a pergunta inicial: Será que eu devo pedir desculpas? Sim; desde que seja sincero e que seja mantida a palavra dada. Agora, se você é daqueles que comete o erro várias vezes e em todas elas você faz aquela carinha de triste e fica pedindo perdão para a pessoa... Nem peça mais! Você não é mais confiável. Pessoas que passam a vida se desculpando com os outros são pessoas que não mantém sua palavra, pois se tivessem mantido não iriam precisar implorar por perdão toda vez.
Outra coisa: Desculpas não reconstroem o que foi destruído, não diminuem a dor de ninguém, e não fazem o tempo voltar para que você possa mudar o que fez. Desculpe-se, mas prepare-se para um "não" ou coisa parecida. As pessoas não esquecem os erros de uma hora para a outra. Não é fácil perdoar aquele que nos fez algo ruim ou muito grave, por isso ser sincero é tão importante. Passar confiança para a pessoa também. O fundamental é que não seja da boca pra fora.
Um abraço a todos e uma ótima semana!
Por:. Arthur Oliveira








