Matéria Especial: Será que eu devo pedir desculpas?

Imagem retirada do Google Images
Você errou. Feriu os sentimentos da pessoa que confiava em você. Fez algo que jamais poderá ser consertado, agora se sente mal e ainda quer pedir desculpas? Será que vale à pena? Uma pergunta muito difícil de ser respondida, não?


Ao meu ver, pedir desculpas só é válido quando conseguimos reconhecer que erramos, pois se for da boca pra fora nada adianta.
Algumas pessoas simplesmente não aprendem. Estão tão acostumadas à  pedir perdão por qualquer coisa, que já virou algo automático para elas. Todos percebem que não é sincero.
Embora, muitas vezes não funcione (dependendo do que aconteceu), acho que se desculpar - ou tentar se desculpar - com alguém, é uma prova de que você reconhece que errou e está arrependido, por isso não tem que ser algo banal. Todo mundo erra, isso é fato. Só que existem erros que nunca irão poder ser corrigidos, portanto, não vai ser um "Não vai acontecer novamente" que vai melhorar as coisas.  

Agora, voltamos para a pergunta inicial: Será que eu devo pedir desculpas? Sim; desde que seja sincero e que seja mantida a palavra dada.
Agora, se você é daqueles que comete o erro várias vezes e em todas elas você faz aquela carinha de triste e fica pedindo perdão para a pessoa... Nem peça mais! Você não é mais confiável. Pessoas que passam a vida se desculpando com os outros são pessoas que não mantém sua palavra, pois se tivessem mantido não iriam precisar implorar por perdão toda vez.

Outra coisa:
Desculpas não reconstroem o que foi destruído, não diminuem a dor de ninguém, e não fazem o tempo voltar para que você possa mudar o que fez. Desculpe-se, mas prepare-se para um "não" ou coisa parecida. As pessoas não esquecem os erros de uma hora para a outra. Não é fácil perdoar aquele que nos fez algo ruim ou muito grave, por isso ser sincero é tão importante. Passar confiança para a pessoa também. O fundamental é que não seja da boca pra fora.
Um abraço a todos e uma ótima semana!
Por:. Arthur Oliveira