Mais uma etapa do Projeto Glaucoma é realizada em Pojuca!
![]()
A Comunidade Pojucana recebeu na manhã desta quinta-feira (22), equipe de enfermeiros, médicos e profissionais da área de saúde para mais uma etapa do Projeto Glaucoma em Pojuca.
A ação que possui o objetivo de acompanhar e tratar pacientes que sofrem com a doença ocular e é uma parceria da Prefeitura Municipal de Pojuca com o Ministério da Saúde, atendeu cerca de 300 pacientes que passaram por dois exames: Verificação da pressão do olho e exame de fundoscopia (exame de fundo de olho).
A Paciente Maria Joanice Figueredo, que é acompanhada pela equipe do Instistuto oftalmológico da Bahia (IOBA), por meio da iniciativa da secretaria de saúde de Pojuca diz estar satisfeita com o tratamento que vem recebendo desde o ano passado. “O glaucoma é uma doença que acompanha a minha família já tem um tempo, minha mãe dormiu após a novela e acordou cega de um olho, minha filha que mora em outra cidade e tem só 27 anos já sofre de glaucoma. E eu, graças a Deus estou sendo atendida pela prefeitura desde a segunda etapa do Projeto, não falta cuidado com nós que precisamos e a gente ainda recebe o colírio”, contou.
NOVO EVENTO E NOVO MEDICAMENTO - De acordo com a secretária de Saúde da atual administração pública de Pojuca, Aparecida Nunes, os cuidados com o glaucoma é uma das grandes preocupações da gestão, além disso, um dos intuitos foi assegurar o direito ao tratamento da enfermidade que é garantido por Lei Federal.
“Esta etapa do Projeto Glaucoma é muito importante para os munícipes, pois estamos devolvendo a população o direito clínico assegurado pelo Ministério da Saúde. É bom lembrar que o Glaucoma não possui cura e pode levar a perda de visão, por isso, a Prefeitura, através da secretaria buscou oferecer o Projeto Glaucoma em parceria com o IOBA, e que teremos novidades para 2015”, declarou a secretária.
As novidades mencionadas pela secretária, Aparecida Nunes, segundo o enfermeiro e coordenador do Projeto Glaucoma, Jânio Carvalho, referem-se a um novo colírio e a um novo evento que será feito no município.
“O IOBA,este ano adotou mediante os parâmetros do governo federal um novo colírio, de uma linha melhor e que é mais confortável aos olhos dos pacientes, além de ser mais caro podendo chegar até a R$150,00 a unidade. Vale lembrar que este colírio está sendo distribuído para todos os pacientes. Além disso, como detectamos um número maior de pacientes para fazer o diagnóstico a prefeitura e o superintendente do instituto entrarão num acordo para fazermos um novo evento de triagem para diagnosticar novos casos de pacientes este ano”, disse Carvalho.
O Projeto Glaucoma desde o ano de 2014 realiza etapas a cada três meses no município, onde, a população é acompanhada e recebe tratamento. As etapas acontecem na Quadra do Centro de Cultura e no CEO – Centro Odontológico da cidade.
Depcom
|









