Famílias pojucanas prestigiam festa do Boi Janeiro!



A comunidade Pojucana rendeu-se a alegria da festa do Boi Janeiro, que aconteceu na noite desta sexta-feira (30). Pelas ruas da cidade os cortejos dos três bois trouxeram cores, brilho e felicidade aos olhos da população. Famílias inteiras nas portas, populares acompanhando o cortejo e sons que representam a cultura da cidade seguiram com os três bois rumo a Praça A.C.M. 

 O Boi de Dona Lindú, o Boi do Pau D’arco e o Boi de Ouro, mostraram nobreza e reverência para a cultura de Pojuca, que vestiu o seu traje mais bonito para o pojucano. De acordo com Seu Lima, responsável pelo Boi do Pau D’arco que este ano retomou a tradição da família, o festejo do Boi Janeiro estava maravilhoso. “Apesar de não sair no dia de Reis, eu estou muito feliz com essa festa, queria agradecer a Prefeitura, a Dr. Toinho, está lindo, maravilho a festa do boi janeiro”, declarou Lima. Prêmio – Um dos traços mais marcantes da festa do boi janeiro é o Boi de Dona Lindú, considerada pelos ativistas culturais Pojucanos e estudiosos do gênero a matriarca da festa popular da cidade. Em 2014, os produtores culturais Ademir Melo e Vilmar França foram contemplados com edital de fomento a cultura do governo do estado com o Projeto Mulher Mestra: Memórias de Dona Lindú. Segundo Vilmar França o seu interesse pelo Boi Janeiro nasceu desde criança, a “Desde pequeno vi o boi janeiro de D. Lindú passar pelas ruas de Pojuca, e hoje é muito gratificante poder incentivar e valorizar esse importante traço da cultura pojucana”, declarou Vilmar. 

Prefeitura- A Prefeitura Municipal de Pojuca, através do Departamento de Esporte Cultura e Lazer foi a grande realizadora da festa do Boi Janeiro 2015 que trouxe a família Pojucana para o coração da cidade, a Praça A.C.M, para prestigiar a grandeza de sua cultura. Desde já, a atual administração pública entende que o fomento a cultura é uma de seus principais compromissos, sobretudo, por acreditar na força cultural como um instrumento de transformação nas relações sociais e também pela maneira que as pessoas atuam na sociedade. 

A festa do Boi Janeiro contou ainda com a presença do Grupo de Capoeira Zambiacongo, lavagem da escadaria da Igreja Matriz com baianas da cidade de Mata de São João, Filarmônica São José e samba de viola.